Central de alarme
O que é uma central de alarme?
Qual a diferença entre central de alarme monitorada e não monitorada?
Ao contratar o serviço de instalação da LDR sistemas de segurança eletrônica, você tem a opção de ser monitorado 24h e a opção de não ser monitorado, porém existem diferenças entre os dois que podem ajudá-lo a fazer a escolha certa na hora de contratar a instalação.
Os alarmes monitorados tem basicamente duas funções: dar um sinal de alerta e avisar o indivíduo o que está acontecendo.
Todos os alarmes monitorados tem um painel de controle, bateria, sirene, sensor e um botão de pânico.
Sistema de alarme monitorado
Eles funcionam através dos sensores que identificam uma violação enviando um sinal para o painel do alarme, isso emite a sirene e informa uma empresa de monitoramento contratada sobre o disparo.
Esses alarmes são muito utilizados pois enviam diretamente a informação para a empresa de monitoramento, sendo que esta avalia o problema e pode comunicar às autoridades para solicitar apoio.
Alguns seguros residenciais oferecem descontos para quem utiliza um sistema de alarme de monitoramento.
Isso acontece muito porque as empresas de seguro entendem que os bens estão mais protegidos e oferecem menos riscos.
Uma vez que a informação chega à empresa de monitoramento, o proprietário é prontamente informado da situação e qual a zona que foi violada (sala, cozinha, quarto, garagem, escritório, etc…). Não localizado o proprietário, a Central de Monitoramento irá, através de uma de suas viaturas, checar no local e, se necessário, acionará os órgãos policiais para dar suporte.
Sistema de alarme não monitorado
Também funcionam por meio de sensores, porém não são emitidos à empresa de monitoramento em casos de disparo.
O proprietário tem total controle sobre o monitoramento, sendo o único a ter acesso às ocorrências do local onde está instalado o alarme.
Geralmente é disponibilizado um aplicativo com a finalidade de mostrar as imagens das câmeras de segurança (caso tenha instalado), os cômodos e ou áreas que foram invadidas.
Alguns dos componentes mais utilizados na central de alarme:
- Sensor de barreira: geralmente emite dois feixes retilíneos de luz invisível. Quando são interrompidos, o sensor notifica a central de alarme;
- Sensor de abertura ou magnéticos: servem para detectar a abertura de portas ou janelas;
- Sensor de impacto: usados para proteger estruturas metálicas, detectando ações indevidas, como impactos, perfuração ou explosivos;
- Sensor de micro-ondas: o emissor libera ondas em determinada frequência e faz a leitura do retorno da onda. Se houver diferenças entre o que foi emitido e o que retornou, significa que houve alguma movimentação no ambiente.
- Sensor de infravermelho: captam a movimentação de pessoas no ambiente por meio do calor gerado pelo corpo;
- Bateria: permite o funcionamento do sistema de segurança na falta de energia ou seja desligada a rede propositalmente. Essa bateria é constantemente monitorada pelo painel de alarme que avisa caso sua carga esteja baixa.
- Cerca eletrificada: é uma barreira física de segurança formada por fios de aço energizados com objetivo de impedir que pessoas atravessem um limite definido. Também é capaz de detectar contato ou rompimento dos fios e avisar a central.
- Câmeras de segurança: Equipamento eletrônico de captura de imagem e som com capacidade de armazenamento e envios de dados para uma central de monitoramento. Algumas câmeras de segurança IP são capazes de interpretar dados da imagem capitada e gerar sinais de alarme quando detectado em evento indesejado;
- Botão de Pânico: equipamento que quando acionado avisa a central de monitoramento sobre uma emergência;
- Sensor de fumaça: capaz de detectar fumaça, um claro sinal de que pode estar acontecendo ou se iniciando um incêndio.
Como solicitar um especialista em
Anote o que você deseja para sua segurança
Para perguntar, ligue, envie-nos um e-mail ou WhatsApp
Aprovação do projeto e execução
Fique calmo que agora é por nossa conta
Fone / Whats: (51) 3779-3497 Cel. : (51) 99103-8079